domingo, 7 de dezembro de 2008

História da Astronomia

É muito complicado eu fazer um resumos da vida de todos estes grandes cientistas, por isso, deixo-vos o link enquanto escrevo os factos da vida daqueles que realmente "interessam" sobre a matéria que demos:

http://ciencias3c.cvg.com.pt/historiadaastro.htm


- Aristóteles: filósofo grego propõe a Teoria Geocêntrica, segundo este cientista a Terra era o centro do Universo. Os deuses viviam na Terra, logo ela tinha que ser perfeita e tudo giraria à sua volta.

- Aristarco: contemporâneo de Aristóteles propõe uma teoria que se assemelha à teoria Heliocêntrica, diz que o Sol estava no centro do Universo e os restantes planetas giravam em seu torno.

- Ptolomeu: No modelo geocêntrico de Ptolomeu, a Terra estava situada no centro do Universo e os astros giravam em torno dela, em movimento circular, presos a esferas transparentes de centro na Terra (tal como Aristóteles mas com o modelo mais aperfeiçoado).

- Nicolau Copérnico: Somente em 1543, 1800 anos depois de Aristarco, o Sol voltou ao centro do sistema solar com Nicolau Copérnico, um frade polaco, publicou uma nova hipótese explicativa do movimento aparente dos planetas: no centro do sistema solar passava a estar o Sol, enquanto a Terra passava a ser apenas mais um dos planetas, o terceiro a contar do Sol, movendo-se numa órbita circular.

- Galileu Galilei: Galileu Galilei, séc. XVI, pega nos estudos de Copérnico, adapta a luneta dos árabes e transforma-a na luneta astronómica. Através deste aparelho Galileu consegue provar, através da observação das fases de Vénus, que a teoria heliocêntrica está certa.

- Isaac Newton: Newton descobre a força gravitacional. (consta que terá descoberto a gravidade após a queda de uma maçã na sua cabeça, quando descansava debaixo de uma macieira)

- Einstein: Introduziu a noção de Universo finito em expansão. Ficou conhecido devido a ter proposto qua a matéria se pode transformar em energia. O Sol e todas as estrelas brilham porque transformam a sua massa em energia.

P.S. todo este resumo foi uma pequeno adaptação do resumo que se encontra no caderno diário.

Sem comentários: